Inquérito sobre o Orçamento Aberto 2010

A terceira avaliação de transparência orçamental, participação e fiscalização em 94 países.
OBS 2010 cover

74 dos 94 países avaliados não atendem os padrões mínimos de transparência e responsabilidade quando se avalia seus orçamentos públicos. 40 países não divulgam informações orçamentárias significativas. Somente 7 dos 94 países pesquisados divulgam informações orçamentárias completas.

Houve cerca de 20% de melhora no desempenho médio dos 40 países que foram avaliados ao longo de três Pesquisas do Orçamento Aberto consecutivas, o que é um sinal positivo. Maior transparência permite melhor supervisão, melhor acesso ao crédito, melhores escolhes de políticas e maior legitimidade. Os governos podem melhorar a transparência e a responsabilidade rapidamente e facilmente, publicando online todas as informações já produzidas, e convidando a participação da população no processo orçamentário.

Os dados revelam uma forte correlação entre a falta de transparência e de responsabilidade pública com os países que dependem intensamente das receitas de petróleo e gás, recebem quantias significativas de ajuda externa e têm governos autoritários. Ao mesmo tempo em que estas correlações existem, uma quantidade notável de exceções e resultados surpreendentes demonstra que qualquer país pode conseguir transparência e responsabilidade pública se os respectivos governos tornarem isso uma prioridade.

Downloads
Relatório global
pdf, 5.53 MB
Principais conclusões
pdf, 127.14 KB
Metodologia
pdf, 334.77 KB
Questionário
pdf, 493.52 KB
Guia para o questionário
pdf, 731.31 KB